Siga o Portal do Holanda

Amazonas

No Amazonas, hospital recebe respiradores e 280 mil EPIs para reforçar combate ao coronavírus

Publicado

em

Foto: Diego Peres/Secom Foto: Diego Peres/Secom
Foto: Diego Peres/Secom

Amazonas precisa respirar


Manaus/AM - O Hospital Jofre Cohen, no município de Parintins, interior do Amazonas, recebeu nesta sexta-feira (05) equipamentos e insumos que irão reforçar a assistência aos casos de Covid-19. Foram entregues três respiradores e um desfibrilador, aumentando para 13 o total de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) disponíveis no município, além de 280 mil itens de EPI (Equipamento de Proteção Individual), medicamentos e 5 mil testes rápidos para o novo coronavírus.

Durante a entrega dos equipamentos, o governador do Amazonas, Wilson Lima falou sobre as medidas do governo em combate à doença na cidade. “Agora no município, temos 13 UCIs e isso é importante porque o município é uma cidade polo e hoje, a gente tem a segurança de que a nossa rede está preparada para fazer os atendimentos. Graças a Deus, aqui no município, os números também já começam a cair. Acompanhamos as altas de três pacientes e o hospital tem uma ocupação de 50%, ou seja, a metade dos leitos estão desocupados”.

Assistência – De acordo com o secretário adjunto de Atenção Especializada ao Interior da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Cássio Espírito Santo, durante o Festival Folclórico de 2019, Parintins já havia recebido do Governo do Estado quatro unidades de UCI adulta e seis de UCI neonatal. Durante a pandemia do novo coronavírus, a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) também reforçou o abastecimento do município.

O secretário municipal de saúde de Parintins, Clerton Rodrigues, reconheceu o empenho do Governo do Estado em fornecer o suporte necessário aos municípios do interior durante a pandemia. Além de materiais e insumos recebidos, Parintins já foi beneficiada, neste ano, com duas parcelas do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), totalizando um repasse de R$ 1,6 milhão para investimentos em saúde.

Para o diretor clínico do Hospital Jofre Cohen, Alberto Figueiredo, a abertura de novas UCIs na unidade vai permitir uma ampliação na capacidade de resposta ao aumento de casos de Covid-19 em Parintins. “Esses leitos vão ser fundamentais para termos a tranquilidade de que vamos ter condições de prestar a assistência da maneira adequada. Se nós viermos a precisar de ventilação mecânica nesses pacientes, temos mais de três leitos disponíveis. Sem dúvida, isso nos deixa mais tranquilos”, avaliou.




Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.