Siga o Portal do Holanda

Crime organizado destrói florestas no entorno de Manaus e cria bairros -estado

Publicado

em

As invasões de terras no entorno de Manaus entre  dezembro do ano passado  e julho  deste ano já representam  em desmatamento cerca de 100 campos de futebol. É mais ao menos o custo ambiental causado pelas queimadas que ocorrem atualmente no Sul do Amazonas. 

Uma   degradação do  meio ambiente  que ocorre de frente para as autoridades, imobilizadas  pela forte presença de fações criminosas, que estimulam as invasões, vendem terrenos, material de construção  e criam  verdadeiros bairros-estados, onde também manipulam o comércio de gás e alimentos. Um dos principais lideres das invasões é hoje ouvidor da Secretaria de Segurança do Amazonas.  Ele se chama João Cesar e está no cargo por indicação do vice-governador Carlos Almeida.

A ligação do vice-governador com as invasões vem desde o tempo em que era  defensor público e foi intensificada durante a campanha eleitoral. Rumores de que teria relações com a facção Família do Norte foi sempre negada pelo vice, mas o caso veio a tona em julho, quando o prefeito Arthur Neto o acusou  de ter ligações com a facção criminosa.

Embora não exista provas dessa ligação, o atual governo  virou as costas para as invasões e para o estado paralelo que delas deriva.  Recentemente uma operação suspeita da Secretaria de Segurança, supostamente para prender traficantes em uma das invasões, serviu para desmobilizar uma milícia que disputava o comércio de gás e energia com o grupo criminoso. Mais tarde soube-se que a operação foi feita sem o aval da Justiça e que a intenção de prender criminosos também era suspeita, uma vez que não havia nenhum mandado judicial expedido autorizando invasão de casas e prisões.

Invasões em Manaus causas danos equivalentes as queimadas no Sul do Amazonas 

 Situação  da floresta nativa em torno de Manaus é dramática. Cursos dágua também são ameaçados.  

Fotos aéreas mostram o tamanho do estrago na floresta nativa em torno de  Manaus. O dano não se resume ao corte de árvores, destrói as nascentes dos rios e está poluindo dramaticamente o Tarumã e o Rio Negro.Veja em fotos e vídeos os estragos causados pelas invasões no entorno de Manaus.

video

 Fotos revelam o tamanho do estrago e com o ano eleitoral mais invasões estão sendo programadas. 

 As invasões feitas sob  o olhar complacente das autoridades fortalecem o crime organizado. 

 foto

foto

foto

foto

foto

Carlos Almeida nas invasões

Carlos Almeida entre os invasores, prometendo garantir o direito à propriedade. 


+ BASTIDORES DA POLÍTICA

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

HORA do H: VEREADORA MIRTES SALLES, CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.