Siga o Portal do Holanda

Cura na Natureza

Cenoura reduz colesterol e melhora visão; conheça mais benefícios

Publicado

em

Foto: Pixarbay

As cenouras fazem parte da alimentação diária de muitos brasileiros, e seus benefícios para a saúde são inúmeros. A raiz é fonte de sais minerais, como ferro e cálcio, vitaminas K, A, C, E, do complexo B, além de manganês, potássio e fibras. O site Viva Bem fez uma lista com 6 super benefícios do alimento. Confira:

1. Faz bem para a visão A cenoura é famosa por melhorar a visão. E não é uma crendice popular. O alimento é fonte de betacaroteno, um tipo de vitamina A, que é um antioxidante que protege a superfície do olho e contribui para o seu funcionamento. Por isso, o seu consumo regular ajuda a prevenir doenças como a degeneração macular, a catarata e a cegueira. As cenouras também contêm luteína, que é um antioxidante que protege os olhos da luz nociva.

2. Melhora a pele Os carotenoides presentes na cenoura desempenham um papel protetor em todas as camadas da pele, reduzindo a sensibilidade à luz ultravioleta (UV) e aumentando o nível mínimo de exposição a esses raios. Além disso, possuem ação altamente antioxidante (com a presença também do ácido lipóico) em todo o organismo, incluindo a pele, retardando o processo de envelhecimento e prevenindo e tratando doenças com psoríase, uma doença inflamatória da pele que causa vermelhidão e irritação.

3. Fortalece o sistema imunológico Acrescentar cenoura à alimentação ajuda a manter o sistema imunológico mais forte e o corpo consegue combater infecções com mais facilidade. Isso acontece porque as cenouras contêm antioxidantes, que combatem os radicais livres --causados pelo cigarro, poluição ou estresse --, os danos celulares e a inflamação. Possuem também vitamina C e A que reforçam o sistema imunológico, podendo beneficiar a saúde dos pulmões, auxiliando nas alergias respiratórias.

4. Pode reduzir o colesterol Por ser rica em licopeno, um tipo de carotenoide presente em alimentos avermelhados, a cenoura pode ajudar no controle do colesterol ruim. Por isso, quanto mais escura for a cenoura, mais licopeno ela terá. O licopeno atua como uma primeira linha de defesa, reduzindo as modificações oxidativas do LDL (o colesterol "ruim") e, consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, a cenoura é rica em fibras e permite a redução dos níveis de colesterol, pois as fibras nas dietas diminuem a absorção de gordura no intestino.

5. Melhora a função cerebral O betacaroteno do alimento também pode melhorar a função cognitiva e reduzir o risco de problemas de memória e demência relacionados à idade. Esses danos cerebrais ocorrem devido ao estresse oxidativo que enfraquece a sinalização nervosa e reduz a função cognitiva. A cenoura contém um carotenoide conhecido como luteolina, que pode reduzir déficits de memória relacionados à idade e inflamação no cérebro. Além disso, o alimento possui ação antioxidante, que previne o envelhecimento das células.

6. Favorece o bronzeado Consumir cenoura ou seu suco pode contribuir para manter o bronzeado. Isso ocorre porque as cenouras são ricas em betacaroteno, que estimula a melanina, que é responsável pela coloração da pele e protege contra os raios ultravioletas. Mas, quem deseja ter um bronzeado e manter a saúde em dia deve usar protetor solar sempre que for tomar sol, além de priorizar a exposição solar antes das 10h e após as 16h. Essa é a melhor forma de evitar problemas de saúde como as queimaduras. Conheça mais alimentos que ajudam no bronzeado.

Maioria dos eleitores desaprova governo Wilson Lima, aponta pesquisa Action

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.