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Denúncias de consumidores

Oito lojas são flagradas fazendo propaganda enganosa de Black Friday em Manaus

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Foto: Divulgação Foto: Divulgação
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Manaus/AM - Com operação atuante em diversos centros comerciais da cidade, a Prefeitura de Manaus, a partir da Secretaria Municipal de Direito do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec), autuou oito lojas durante as promoções relacionadas à Black Friday. Os lojistas foram autuados por diversas infrações, especialmente após denúncias de publicidade enganosa.

Durante as semanas antecedentes às promoções, o Procon Manaus esteve vigilante orientando consumidores e lojistas. Já no dia da Black Friday, ocorrida na última sexta-feira, 30, as operações se concentraram em denúncias recebidas via telefone e redes sociais. “Percebemos consumidores mais conscientes e mais atentos às ações das lojas. Desde o início de novembro estávamos em campanha de orientação à Black Friday, dando dicas aos consumidores e de que forma poderiam aproveitar e denunciar, caso se sentissem lesados”, explicou o secretário-interino da Semdec, Rodrigo Guedes.

Entre as inúmeras denúncias atendidas pelo Procon Manaus, uma delas foi a autuação de uma loja de departamentos, localizada em um shopping center da zona Centro-Sul. No local, foi verificado que a loja estava comercializando o preço de uma manta com valor de Black Friday, sendo o mesmo já era praticado anteriormente em todas as franquias.

“Esta denúncia nos foi enviada via Instagram, após consumidor constatar a diferença dos preços enganosos praticados pela loja Riachuelo. Então, fomos até o local e constatamos a infração in loco e o estabelecimento foi autuado. Importante lembrar que todos os estabelecimentos ainda têm o período para preparar a defesa e assim, o Procon Manaus atuará de acordo com o que está em lei”, informou Guedes.

Consumidores atentos

Ainda segundo Guedes, o que se constatou durante todo esse período foram consumidores mais conscientes. “Observamos, especialmente através denúncias que chegam até o Procon Manaus, consumidores mais atentos e conscientes em relação à compra e consumo. As pessoas pesquisaram mais e quando se sentiram lesadas denunciavam com fotos e vídeos. Isso é importante para nós não somente como órgão fiscalizador, mas em saber que estamos ganhando a confiança do cidadão”, finalizou o secretário-interino.

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