Siga o Portal do Holanda

Tecnologia

Pesquisador do Amazonas publica trabalho sobre qualidade de vídeo na internet

Publicado

em

Mesmo transmitido em baixa, vídeo é visto em alta resolução ou 4k

Manaus/AM - Com temáticas voltadas à áreas da ciência da computação, a cidade de Salvador foi palco da 11° Conferência Latino-Americana em Comunicação do IEEE (Latincom2019), que ocorreu no período de 11 a 13 de novembro. O docente do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas (CESIT/UEA), João da Mata Libório Filho, apresentou o trabalho que compõe a pesquisa de doutorado em informática durante o evento.

O artigo intitulado 'A GAN to Fight Video-related Traffic Flooding: Super-resolution' - 'Uma GAN para combater inundações de tráfego relacionadas a vídeos: super resolução', faz uso da Inteligência Artificial (AI) com uso de Deep Learning e Redes Neurais Adversárias Generativas (GANs), para criar um modelo de programa que restaura vídeos transmitidos em baixa resolução em HD e Full HD com volume realístico e, assim, reduz substancialmente a perda de dados transportados através do tráfego da internet.

O professor João da Mata acredita que a pesquisa tem potencial de inovação, pois muda a forma como a mídia em vídeos é transmitida hoje na internet e se diz otimista na utilidade que terá no contexto amazônico, lembrando ainda que a UEA realiza aulas e eventos via satélite para os municípios do interior e poderia ser possível permitir as instituições receberem vídeos em alta resolução com pouca internet.

"O trabalho aplicou um novo método em computadores servidores e reduziu o tráfego de vídeos nos backbones da internet. Agora, o foco da pesquisa é desenvolver um modelo que seja capaz de rodar em dispositivos finais do cliente e em servidores na computação de borda mais próximo do cliente final, a conhecida como 'fog computing', o que permitirá ao cliente assistir a vídeos em 4K mesmo em links com pouca largura de banda", disse o professor.

O artigo completo será publicado nos Anais da Conferência IEEE Latincom 2019, além de outros bancos de dados de Abstração e Indexação (A&I).

Foto: Arquivo Pessoal

No país das mulheres, homens são cidadãos de segunda classe

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.