Siga o Portal do Holanda

Hackathon

Polo tecnológico de Tel Aviv é visitado por empreendedores de Manaus

Publicado

em

Manaus/AM - Criativos, inteligentes e cheios de ideias para melhorar a vida das pessoas, cinco jovens empreendedores de Manaus tiveram a oportunidade de sair do País pela primeira vez e conhecer um dos principais polos tecnológicos do mundo, a cidade de Tel Aviv, em Israel. Eles integram a equipe campeã da Hackathon, uma competição em tecnologia realizada pela Prefeitura de Manaus em maio deste ano e que contou com 50 participantes, entre programadores, designers e outros profissionais.

Desde o início da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, a prefeitura tem fortalecido ações para tornar a cidade mais inteligente, como o projeto “Inova Manaus”, do programa “Manaus Mais Empreendedora”, da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), que integra o Planejamento Estratégico Manaus 2030 e ofertou capacitações empreendedoras, além de realizar a maratona tecnológica com o objetivo de criar soluções inovadoras a capital.

“Manaus já é a oitava cidade mais empreendedora do país e a primeira da região Norte, conforme pesquisa da plataforma Connected Smart Cities. E isso para mim é motivo de muito orgulho, porque representa competitividade aos nossos jovens, representa desenvolvimento”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

A maratona Hackathon Inova Manaus foi realizada em parceria com o Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq) e executado pela Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). Durante 48 horas ininterruptas, dez equipes apresentaram propostas para os desafios propostos pelas áreas técnicas do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Aplicativo para farmácias

O “i9” obteve o melhor resultado ao apresentar o projeto “Auxil.ia”, que propôs melhorias ao sistema que abastece as farmácias gratuitas do município e ainda sugere a função de um comando de voz ou texto que indica, por meio de um mapa, em tempo real, em qual Unidade Básica de Saúde (UBS) o medicamento desejado pelo cidadão está disponível.

Experiência internacional

De acordo com o edital do projeto, a equipe vencedora teria consultoria grátis para a continuidade do projeto e a oportunidade de viajar para um polo de inovação internacional. O destino escolhido foi a cidade de Tel Aviv, em Israel, que com um PIB que supera os US$ 400 bilhões, se tornou referência, disputando ano a ano o posto de mais importante ecossistema inovador do mundo. Um dos grandes diferenciais do país para o resto do mundo, é o investimento do poder público em inovação.

Na cidade israelense, eles visitaram diversas instituições que são referências mundiais, como a Matific, uma startup especializada em sistemas educacionais de matemática. São Paulo, por exemplo, firmou um convênio com a startup em julho deste ano e vai levar o sistema para dentro das salas de aula. A ideia é resultado do Pitch Gov.SP, programa de inovação que conecta o Estado paulista e empresas de tecnologia com objetivo de melhorar os serviços públicos.

Foto: Nathalie Brasil/Semcom

Caso da busca na casa de Igor e Paola Valeiko: Promotor errou, mas juiz errou mais

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.